Recursos federais viabilizam obras em Mato Grosso do Sul

Recursos federais viabilizam obras em Mato Grosso do Sul

Convênios beneficiam órgãos estaduais e os municípios de Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Deodápolis e Taquarussu
Por Assessoria de Comunicação

Publicação: Sex, 06 Dez 2019 12:32:00 -0300

Última modificação: Qua, 11 Dez 2019 10:11:51 -0300

A Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) liberou recursos para diversos convênios, que irão melhorar a infraestrutura e a atividade agrícola em municípios de Mato Grosso do Sul. Ao todo foram repassados mais de R$ 9 milhões em sete convênios. Os recursos foram destinados à Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Terrassul) e aos municípios de Alvorada do Sul, Nova Andradina, Rio Verde de Mato Grosso, Deodápolis e Taquarussu.

A Terrasul vai adquirir 32 patrulhas mecanizadas para atender agricultura familiar de todo o estado e mais de 70 mil produtores nesta categoria. Com os equipamentos, afirma a agência, será possível transportar camas de frango oriundas da limpeza dos aviários para adubação orgânica e outros insumos para a cadeia produtiva da avicultura. Transportarão também calcário e fertilizantes para correção de solos. A agência informou que os municípios já começaram a receber os veículos com o valor repassado no último dia 21 de novembro.

Em Alvorada do Sul, dois convênios receberam recursos da superintendência em novembro. O primeiro deles para viabilizar redução de custos e aumento da capacidade da administração municipal em recuperar vias de acesso e de circulação em bairros do perímetro urbano. As localidades imediatamente beneficiadas deverão ser o distrito de Pana e o bairro Dias, informa o documento enviado à Sudeco. As obras beneficiarão cerca de cinco mil pessoas, garantirão espaço público para prática de esportes e também será útil para atendimento ao cidadão, facilitando o acesso à emissão de documentos e informações sobre programas sociais.

Em Nova Andradina, a prefeitura enfrenta dificuldades em fazer a manutenção de vias do município, prejudicando o transporte escolar e também o da produção agropecuário. O convênio com a superintendência vai permitir a aquisição de equipamentos para manutenção das estradas rurais e de uma minicarregadeira para a limpeza das vias urbanas.

Pavimentação e drenagem

Outros municípios do estado também foram contemplados com recursos para realização de serviços de pavimentação asfáltica e drenagem de águas pluviais. O município de Rio Verde de Mato Grosso foi contemplado com um convênio celebrado entre a Sudeco e a Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul-MS) e vai executar os serviços no bairro Nova Esperança.

O município de Deodápolis vai pavimentar ruas e implementar drenagem de águas pluviais nos bairros, Jardim Bastos, Jardim Deodápolis e Jardim Nossa Senhora da Conceição. Com isso, o acesso de crianças e adultos às escolas, ao trabalho e ao comércio será melhorado. As obras também terão impactos sociais e ambientais, reduzindo a erosão causada pelas chuvas que já ameaçam as diversas residências, relata a prefeitura na justificativa do processo.

Por fim, para Taquarussu, os recursos do convênio com a Sudeco serão investidos em obras de drenagem e pavimentação de ruas da cidade. “A obra terá um impacto social positivo. Haverá melhoria na mobilidade e na qualidade de vida das pessoas”, informa o município.