Sudeco Itinerante capacita mais 21 servidores municipais em Guia Lopes

Sudeco Itinerante capacita mais 21 servidores municipais em Guia Lopes

Em três edições do evento, superintendência qualificou mais de 100 técnicos de prefeituras para a elaboração e prestação de contas de projetos
Por Assessoria de Comunicação

Publicação: Sex, 18 Out 2019 13:07:00 -0300

Última modificação: Seg, 09 Dez 2019 10:46:27 -0300

A Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste realizou, nesta sexta-feira (18), a terceira edição do Sudeco Itinerante, em Guia Lopes da Laguna (MS), com 21 representantes de 8 municípios do sudoeste do Mato Grosso do Sul. A iniciativa capacita técnicos das prefeituras para a elaboração de projetos básicos, prestação de contas e fiscalização de obras, entre outros assuntos. Participaram do evento servidores dos municípios de Bela Vista, Bonito, Jardim, Nioaque, Porto Murtinho, Aquidauana e Guia Lopes da Laguna.

Para o prefeito de Guia Lopes da Laguna, Jair Scapini, agradeceu o trabalho dos técnicos da superintendência. “Com esse trabalho, vocês estão indo aos municípios levar o conhecimento necessário”. Além da capacitação, a instituição apresentou o Banco de Projetos 2019-2020, que inclui recursos para elaboração de planos diretores e regularização de assentamentos além de praças inteligentes, biodigestores, módulos de tratamento de esgoto e agropirâmides, entre outros.

Os técnicos das prefeituras que participaram do evento fizeram diversas perguntas e colocações quanto às novas regras da Portaria nº 424/2016, atualizada em 8 de outubro. Ao final da capacitação, o servidor da Prefeitura de Aquidauana, Ernandes Peixoto de Miranda, disse que o contato direto com os técnicos propiciado pelo Sudeco Itinerante vai auxiliar o alcance dos resultados das propostas dos municípios. “Nossos projetos terão mais qualidade e o recurso vai chegar com mais facilidade até as nossas populações”.

Capacitação para elaboração de propostas

A assistente-técnica da Associação dos Municípios do Mato Grosso do Sul (Assomasul), Ana Cristina Vieira de Andrade, que representou o presidente da instituição, Pedro Caravina, disse que “a associação é grata à toda equipe da Sudeco que esteve presente em nosso estado do Mato Grosso do Sul”. Em três eventos, foram capacitados 105 técnicos de 41 municípios, com um treinamento que Ana Cristina considera “importante para a execução das obras e aquisição de equipamentos por meio dos recursos da superintendência”.

A primeira edição do Sudeco Itinerante no estado ocorreu em Campo Grande na segunda-feira (14) e contou com 43 representantes de outros 17 municípios das proximidades da capital do estado. Na quarta-feira (16), a segunda capacitação foi realizada em Dourados, com 41 representantes de 17 municípios. O Sudeco Itinerante capacita engenheiros, arquitetos e técnicos das prefeituras responsáveis pela elaboração de propostas para captação de recursos junto à superintendência.

O diretor de Implementação e Programas de Gestão de Fundos, Raimundo Veloso, avaliou que o evento aconteceu num momento em que os municípios estavam extremamente carentes deste trabalho. “Os ouvimos dizer, ‘a Sudeco existe e entende as nossas dificuldades’, contou”. Tanto a capacitação quanto os projetos apresentados contemplam o Plano Plurianual (PPA) 2020-2023, e objetivam estimular o desenvolvimento local, provendo os municípios de infraestrutura para a zona urbana e para a zona rural.

Os conteúdos apresentados durante o Sudeco Itinerante estão disponíveis no site da superintendência.