Repasses da Sudeco beneficiam municípios mato-grossenses

Repasses da Sudeco beneficiam municípios mato-grossenses

Melhorias para infraestrutura e ordenamento urbano são as prioridades atendidas pelos convênios
Por Assessoria de Comunicação

Publicação: Sex, 06 Dez 2019 12:14:00 -0300

Última modificação: Seg, 09 Dez 2019 10:01:33 -0300

No mês de novembro, a Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) repassou mais de R$ 2 milhões para ações de desenvolvimento regional em nove municípios de Mato Grosso. Por meio dos convênios, poderão ser adquiridos veículos para o escoamento da produção rural e realizados investimentos em pavimentação asfáltica.

Os resultados esperados pela Secretaria de Agricultura de Mato Grosso com esta ação são a estruturação no transporte dos produtos da agricultura familiar e o fortalecimento das organizações sociais, associações rurais e cooperativas voltadas para a produção, beneficiamento e comercialização. Foram beneficiados os municípios de Juscimeira, Tabaporã, Ribeirão Cascalheira, Chapada dos Guimarães, Nova Brasilândia e Feliz Natal. Tendo em vista a grande necessidade de produção de alimentos e a grande carência de infraestrutura básica de atendimento às atividades produtivas, geração de renda para os agricultores familiares e mais especificamente aos grupos produtivos/associações e cooperativas.

Plano Diretor e pavimentação de ruas

Barra do Garças vai adquirir um caminhão toco para o projeto do poder público municipal de incrementar a renda dos produtores. Já o município de Lucas do Rio Verde vai asfaltar o trecho da Avenida Brasil até o Novo Centro Cívico. Segundo a prefeitura, “a via é prioritária para o desenvolvimento urbano ordenado e para a segurança do trânsito, uma vez que é responsável por todo o escoamento terrestre da safra agrícola na região”. Com isso, informa a administração, será possível concluir a execução do Plano Diretor da cidade, que trata do zoneamento para desenvolvimento urbano e disciplina a implantação do sistema viário básico do município.

Outro município que recebeu recursos para a pavimentação das vias urbanas foi Comodoro. A administração local vai realizar obras de urbanização, com a melhoria do tráfego, a acessibilidade a equipamentos públicos e acesso seguro aos bairros da cidade. Com isso, o município vai incrementar o desenvolvimento do comércio e a geração de emprego e renda. A maior beneficiária das obras será a população de baixa renda do bairro Nova Vacaria, um dos mais populosos do município.