Sudeco planeja desenvolvimento regional com representantes de Goiás

Sudeco planeja desenvolvimento regional com representantes de Goiás

Por Assessoria de Comunicação

Publicação: Qua, 12 Jun 2019 10:42:00 -0300

Última modificação: Sex, 14 Jun 2019 09:49:46 -0300

Nessa terça-feira, 11 de junho, o superintendente do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), Marcos Derzi, esteve em Goiânia (GO) para uma reunião com o secretário de Governo do estado, Ernesto Roller.

O encontro faz parte da agenda de trabalho junto às unidades federadas do Centro-Oeste para discutir a programação 2020 do Fundo Constitucional de Financiamento (FCO). Entres os destaques esteve a discussão sobre mecanismos para dar mais celeridade nas contratações e a necessidade de pulverizar mais a distribuição dos créditos para o setor produtivo.

“A reunião foi muito produtiva e faz parte de uma aproximação com o olhar de alavancarmos o desenvolvimento do Centro-Oeste”, disse Derzi. “A Sudeco tem papel muito importante para o desenvolvimento econômico e social de Goiás”, complementou Roller.

Os dois gestores também discutiram questões relacionadas à Rede de Desenvolvimento Integrado de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride), que inclui 29 municípios goianos.

“Goiás abriga 246 [mais da metade] dos 466 municípios do Centro-Oeste e a grande maioria com IDH [Índice de Desenvolvimento Humano] muito baixo. Por esta razão, é um estado que necessita de um pouco mais de atenção, um estado que nos preocupa mais. O governador Caiado recebeu o estado quebrado. E temos como meta ajuda-lo a recuperar o Goiás”, destacou Derzi.

Ainda segundo o superintendente da Sudeco, o desenvolvimento e a geração de emprego e renda funcionam em cadeia. “A Ride é fundamental para alavancar o desenvolvimento global da região. É por isso que o governo federal colocou a Ride como área prioritária no Plano Nacional de Desenvolvimento Regional [PNDR], além do próprio plano do Centro-Oeste [PRDCO]”, asseverou Derzi.

Também participaram da reunião a coordenadora-geral de Gestão de Fundos e Promoção de Investimentos da Sudeco, Luciana Barros, o coordenador do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste da Sudeco, Jader Verdade, o secretário de Indústria, Comércio e Serviços de Goiás, Wilder Morais, e o secretário-executivo de Indústria e Comércio de Goiás, César Augusto Sotkeviciene.