Sudeco entrega maquinários na festa de emancipação de Cocalzinho de Goiás

Sudeco entrega maquinários na festa de emancipação de Cocalzinho de Goiás

Por Assessoria de Comunicação

Publicação: Ter, 03 Jul 2018 18:06:00 -0300

Última modificação: Qua, 04 Jul 2018 18:59:01 -0300

Nesta terça-feira (03), data em que o município de Cocalzinho de Goiás comemora 28 anos de emancipação política, a Sudeco, representada pelo seu diretor de Implementação de Programas e de Gestão de Fundos, Edimilson Alves, e o assessor especial do gabinete, Márcio Scatena Villar; e a Secretaria de Desenvolvimento do Estado de Goiás, entregaram a Prefeitura Municipal de Cocalzinho um coletor de lixo, duas motoniveladoras, uma pá carregadeira, dois caminhões basculantes, um caminhão 3x4, uma retroescavadeira e três patrulhas mecanizadas, compostas por tratores agrícolas equipados com grades aradoras e carretas basculantes, para aparelhar o município com o objetivo de implementar a agricultura da região e melhorar a infraestrutura municipal. 

O recurso de R$ 3,2 milhões para aquisição desse maquinário foi proveniente de emenda da bancada goiana, sob a coordenação do deputado federal Jovair Arantes (PTB), e contou com todo apoio da diretoria da autarquia e do seu corpo técnico, que não mediram esforços para concretização dessas aquisições. 

Segundo Edimilson Alves a entrega desse maquinário é um momento muito especial para o município, em seu aniversário de emancipação, e representará uma nova fase na administração municipal. Ressaltando, ainda, a participação de todos os parlamentares da bancada goiana, que no período do empenho à liberação dos recursos estiveram presentes na autarquia para viabilizar essa aquisição. 

“Com alegria que estive em Cocalzinho, em conjunto com a bancada de Goiás, representada pela deputada federal Magda Moffato (PR), para entregar estes equipamentos. Cocalzinho de Goiás, assim como outros municípios da região passam por momentos difíceis e necessitam destes maquinários. O nosso superintendente Marcos Henrique Derzi Wasilewski gostaria muito de ter participado desse momento impar e de festa para o município, mas em virtude de compromissos previamente agendados no Mato Grosso do Sul não pode estar presente”, enfatizou Edimilson Alves.

Cocalzinho de Goiás

O município deve ao cimento a sua própria fundação. Para atender à forte demanda criada pela construção da nova capital do país, Brasília, uma fábrica da Votorantim foi instalada em 1961 na zona rural de Corumbá de Goiás, cidade goiana do ciclo do ouro. Ali desenvolveu-se um distrito, que mais tarde, obteria sua emancipação em 3 de julho de 1990.

 Nos tempos áureos, a fábrica teve cerca de 600 funcionários e utilizava plenamente a capacidade para produzir 300 mil toneladas de cimento por ano até quando foi fechada em 1997. Em 2008, com o bom momento da economia, a fábrica foi reaberta. 

O município com forte vocação agrícola e pecuário é servido por vários rios: Corumbá, Areias , Oliveira Costa e Verde. Nele também está localizada parte do Parque Estadual da Serra dos Pireneus, a maior serra da Bacia Amazônica e do Rio Paraná.