Sudeco conhece o sistema cooperativo de Porto

Sudeco conhece o sistema cooperativo de Porto

E oferta inúmeras possibilidades para investidores que queiram vir para o Centro-Oeste
Por Nelson Fraga

Publicação: Ter, 26 Nov 2019 15:54:00 -0300

Última modificação: Ter, 26 Nov 2019 16:57:34 -0300

Segunda-feira (25), a Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) comemorou o primeiro dia de trabalho da Missão Brasil-Portugal – Unidos pelo Cooperativismo. As atividades fazem parte das ações desenvolvidas pelo Núcleo de Negócios Cooperativistas da Câmara de Comércio Brasil-Portugal do Centro-Oeste. A Missão conta com o importante apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).

Clique na imagem para ver mais fotos

Chegada da Missão à Portugal, em 24 de novembro de 2019.

Fomos recebidos pelo presidente da Cooperativa do Povo Portuense, Paulo Jorge Teixeira. Ele nos apresentou o sistema cooperativo de Porto, que congrega mais de trezentas cooperativas. Inclusive, visitamos uma galeria de artes mantida por uma cooperativa de produtores de artes e cultura.

Também conhecemos os diversos serviços ofertados pela Cooperativa, que são praticados de formas diferentes das que ocorrem no Brasil. Cooperados e a comunidade em geral têm atendimento médico, realizado por uma clínica local, e ainda há a venda de serviços diversos, entre eles, os cartorários e de telefonia.

Nossa Missão passou pelo Museu do Mármore, um museu de peças de granito da Cooperativa dos Pedreiros de Porto. O local que guarda a história dos primeiros cooperados portugueses, os pedreiros, e o conhecimento no trabalho industrial e artesanal com o granito nos foi apresentado, bem como a influência desse trabalho na restauração de obras, que conta com a participação da cooperativa dos restauradores.

Conversamos com diversas cooperativas, ao longo da manhã e no início da tarde, como por exemplo a Cooperativa Agrícola de Penela da Beira (COOPENELA), representada pelo professor Dr. José Ângelo Pinto, presidente do Conselho de Administração, e do Senhor Antônio Jorge Santos, cooperativista e secretário pessoal do secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

Foi na parte da tarde que nos reunimos com o presidente da Associação Comercial do Porto, Senhor Nuno Botelho para tratarmos das oportunidades de negócios entre as cooperativas brasileiras e portuguesas. Na ocasião foram estudadas as possibilidades de intercâmbio comercial entre os dois países com os mercados da União Europeia e do Mercosul, além de vantagens para investidores que queiram se instalar no Centro-Oeste brasileiro.

O último compromisso da Missão no primeiro dia foi a reunião na Câmara Municipal do Porto, com o vereador Ricardo Valente. Traçamos estratégias de apoio institucional para os negócios cooperativos e o fortalecimento das ações institucionais por meio da Câmara de Comércio Brasil-Portugal do Centro-Oeste.

O superintendente da Sudeco, Nelson Vieira Fraga Filho, envia notícias diretamente de Portugal e está acompanhando o secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri-DF), Dílson Resende de Almeida, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Distrito Federal, Fernando Cezar Ribeiro, o presidente do Sistema OCDF – SESCOOP/DF, Remy Gorga Neto, o vice-presidente da OCDF, Alexandre de Jesus Coelho Machado, o diretor  Sindical e assessor de Relações Institucionais da OCDF, Leopoldo Rodrigues Ferreira, a superintendente do SESCOOP DF, Carla de Castro Gomes Madeira, o Conselheiro Administrativo da OCB/MT, Nelson Luiz Piccoli, o presidente da ACDF e CBP-CO, Fernando Brites, a diretora de Tecnologia e Inovação da CBP-CO, Mariana Nogueira, o presidente do Instituto FAPE-DF, Mansueto Jose Cesar Lunardi, o gerente da Gerência de Negócios em Rede do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Carlos Cardoso de Souza, a analista técnica do SEBRAE, Kátia Cristina Magalhães, o proprietário e a sócia-proprietária da empresa agrícola Sempre Viva LTDA., Luiz Vicente Ghesti e Hilda Ferreira Ghesti.