FCO é uma oportunidade para a aceleração econômica do DF

FCO é uma oportunidade para a aceleração econômica do DF

Por Assessoria de Comunicação

Publicação: Qui, 27 Jun 2019 18:13:00 -0300

Última modificação: Ter, 02 Jul 2019 17:18:16 -0300

A Administração Regional do Plano Piloto (DF) foi a anfitriã, nesta quinta-feira, 27 de junho, de mais uma edição da Caravana do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO). A caravana orienta os empresários locais na elaboração de projetos para recebimento dos recursos do Fundo, incentivando o desenvolvimento local com a geração de emprego e renda.

A administradora regional de Brasília, Ilka Teodoro, destacou dados da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) que apontam para uma aceleração, ainda que modesta, da economia da capital. “O FCO é uma oportunidade para os empresários melhorarem os negócios, gerando emprego e renda. Vemos um grande empenho [do governo] em prol do desenvolvimento do DF”, afirmou.

O diretor em exercício de Implementação de Programas e de Gestão de Fundos da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), Raimundo Veloso, falou sobre os sinais do empresariado destacando que “a gente percebe a casa cheias mais uma vez. As caravanas estão no caminho certo. O resultado certamente será positivo para a economia do Distrito Federal. Nós da Sudeco estamos satisfeitos com o andamento das ações”.

A secretária-adjunta de Planejamento do DF, Adriane Lorentino, relembrou que o objetivo das caravanas são para alavancar o uso do FCO na capital. “Historicamente, não temos tido boa participação no FCO. Por meio dessas caravanas, estamos unindo esforços para mudar esse cenário e retomarmos os percentuais [de 19%] que tínhamos no passado”, asseverou. Hoje, o DF recebe 10% da programação do FCO. Um total de pouco mais de R$ 700 milhões para o ano de 2019.

Além do Plano Piloto, também participaram gestores e empresários das administrações regionais do Lago Norte, Sudoeste/Octogonal, Cruzeiro, Lago Sul, Varjão, Candangolândia e Jardim Botânico.

O secretário de Trabalho do DF, João Ferraz, e representantes dos Banco do Brasil, BRB, Sicoob, e do Sebrae marcaram presença no encontro.

Próximas paradas
A Caravana do FCO é organizada pela Secretaria de Fazenda, Planejamento, Orçamento e Gestão (SEFP) e pela Sudeco, em parceria com o Sebrae, e as instituições financeiras operadoras do Fundo.

Agora, a caravana segue para o PAD/DF, no dia 11/07/2019, onde irá receber os empresários da região e do Itapoã.