Publicador de conteúdo web
Localizado no coração do Brasil, o Centro-Oeste é uma das cinco regiões brasileiras estabelecidas pela divisão territorial do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sendo composta por Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. Embora conte com apenas três estados e o DF, a região é a segunda maior em extensão territorial, atrás apenas da região Norte.
Em termos climáticos, o Centro-Oeste apresenta um clima tropical semiúmido com duas estações bem definidas: verão quente, úmido e chuvoso e inverno ameno e seco. A vegetação, por sua vez, caracteriza-se pelo predomínio do Cerrado, além do Pantanal a oeste da região e áreas da Amazônia em boa parte do Mato Grosso.
Inúmeros motivos fazem do Centro-Oeste uma região muito atrativa. A começar por sua localização privilegiada no centro do país, com vias de acesso a todas as regiões do Brasil. A quantidade de recursos naturais e abundância de minérios, recursos hídricos e o potencial energético, aliados à infraestrutura de portos, aeroportos e estradas, também condizem com a condição de destino certo aos negócios. Há ainda a qualidade de serviços e atuação do diferencial humano que complementam de forma dinâmica o potencial inovador da região.
O Centro-Oeste desponta como uma região promissora e que possui altos índices de desenvolvimento regional; posicionamento estratégico; qualidade de vida; ensino; potencial energético; sustentabilidade e grande potencial turístico.
A região conta ainda com grandes incentivos do Governo Federal, por meio da atuação do Ministério da Integração Nacional em articulação com a Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco).
Dados Gerais e Demográficos
Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Trabalho e Rendimento, Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua 2014. As estimativas de rendimento aqui apresentadas atendem ao disposto na Lei Complementar 143/2013, que estabelece os novos critérios de rateio do Fundo de Participação
http://www.pnud.org.br/atlas/ranking/Ranking-IDHM-UF-2010.aspx
PIB
De 2002 a 2012, a participação relativa da região Centro–Oeste no PIB do país foi a que mais cresceu, indo de 8,8% para 9,8%, estando entre as três, das cinco regiões, que mais ganharam participação no PIB. Em pontos percentuais, o Centro-Oeste avançou 1,0; o Norte, 0,6 e o Nordeste, 0,6.
No mesmo período, o PIB da região saltou de R$129,6 bilhões para R$430,4 bilhões em onze anos, o que representa um aumento de 332%.
Fonte: IBGE, em parceria com os Órgãos Estaduais de Estatística, Secretarias Estaduais de Governo e Superintendência da Zona Franca de Manaus SUFRAMA http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/economia/contasregionais/2012/default_xls_2002_2012.shtm
PIB por Setor
PIB a Preços Correntes por Setor em 2012 (Bilhão de Reais)
|
|
|
![]() | ![]() |
![]() | ![]() |
![]() |